quinta-feira, 23 de novembro de 2017

TEXTO 126/2017/PELA PALAVRA




       A palavra é peculiar aos seres humanos. O homem nasce e começa  a balbuciar sons que o faz interagir com os demais.Acompanhando seu desenvolvimento natural, passa a balbuciar palavras que lhe são transmitidas pelos seus genitores. Se estabelece assim a comunicação entre os seres. A palavra é oral, inicialmente,passando , depois, à escrita. Esta escrita nos primórdios da humanidade eram símbolos, hieróglifos. Para decifrar as palavras é necessário reconhecer os códigos.
     A palavra tem poder.Os compromissos eram selados pela palavra oral, entre as pessoas honradas.
     A palavra deve unir, transmitir conhecimentos, afetividade, crescimento.
     Palavras doces, verdadeiras, amorosas estabelecem empatia, laços, reconhecimento.
     Para ensinar, as palavras devem transmitir verdades, sabedoria.
     Pode estabelecer a paz, como pode causar a guerra.
     No mundo contemporâneo, com o advento das redes sociais, muitas palavras são jogadas ao léu, criando um mundo agressivo. Estas são descompromissadas com o bem viver dos grupos, com a elevação do ser humano,com o autoconhecimento e  a manutenção de uma comunidade internacional de paz.
      Nós que escrevemos temos um importante compromisso que é o de usar palavras sensatas, moderadas, claras, elucidativas para não criar equívocos ,situações embaraçosas, criadoras de conflitos.
     Colocar as palavras certas é arte. Através dela conhecemos a história da humanidade, a evolução dos costumes, as invenções que alavancam o mundo, a palavra de espiritualidade que abastece a fé.
    Que saibamos usar a palavra para , a partir dela, usarmos de generosidade, solidariedade e caridade com quem necessita, realizando atos concretos de amor ao próximo.
    Pelas palavras eduquei meus quatro filhos, declarei meu amor e, como tenho fé me agarro à palavra de Deus para mostrar o caminho a seguir por meus cinco netos para quem almejo deixar um mundo mais pacífico e generoso.

                                                              Isabel C S Vargas
                                                               Pelotas/RS/Brasil
                                                                    23.11.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário